DAS – sigla em inglês para Sistema de Antenas Distribuídas – é uma maneira eficiente de distribuir conexões sem fio dentro de um grande ambiente interno, onde há, por exemplo, colunas de aço e camadas de concreto que podem interferir no sinal dos celulares.
Um sistema DAS pode ser usado para melhorar as "zonas mortas" de cobertura, onde a qualidade do sinal é fraca ou inexistente, como elevadores e subsolos. O resultado é obtido por meio de roteamento de radiofrequência, realizado com cabos de fibra óptica que partem de uma única concentradora para múltiplas antenas localizadas em toda a edificação.
Com a demanda crescente de transmissão de voz, dados e multimídia via redes sem fio é necessário garantir a qualidade destes serviços em ambientes internos (indoor), como edifícios corporativos, hospitais, hotéis, shopping centers e arenas esportivas. Segundo importantes levantamentos*, cerca de 70% do serviço de voz é gerado em ambientes internos e para dados esse valor chega próximo dos 90%.